Inspiração...
- Fábrica da Dança

- 26 de jul. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 28 de jul. de 2023
cupido(eros)&
Psiquê&
amor(es).
Vamos conhecer um pouco mais sobre os significados e inspiração da identidade visual do Espetáculo 'Amor(es)' da Fábrica da Dança.

Acompanhando as nossas redes sociais (@fabricadadanca), você deve ter visto esta imagem ao lado sendo utilizada nos materiais de divulgação do Espetáculo 'Amor(es)', indo de encontro com o tema principal que considera a mitologia grega reconhecendo que somos capazes de sentir pelo menos oito tipos de amores em uma vida (Eros, Storge, Pragma, Ludus, Philautia, Philia, Mania e Ágape).
Vem com a gente conhecer um pouco mais desse mito grego de Amor.
Em francês:"Psyché ranimée par le baiser de l'Amour”.
"Psiquê reanimada pelo beijo do amor".
Este é o titulo, em português, da escultura de Eros em grego (Cupido para os romanos) e Psiquê, de Antônio Canova, exposta no Museu do Louvre, em Paris, e que inspirou a criação de "Amor(es)".
Ela retrata uma das mais lindas histórias de amor da mitologia grega, confere esse resumo:
"Psiquê era uma jovem de rara beleza, admirada por todos que a conheciam. Afrodite, a deusa do amor, sentia ciúmes de sua formosura e ordenou a Eros (Cupido) que atingisse Psiquê com uma de suas flechas, fazendo-a com que se apaixonasse pelo ser mais horrendo da terra. Para surpresa de Afrodite, Eros se apaixonou profundamente por Psiquê e, em vez de seguir a ordem, acabou protegendo-a. Desenrolou-se, então, um romance repleto de reviravoltas, mas, ao final, Zeus concedeu-lhes a permissão para viverem juntos e felizes eternamente no Monte Olimpo, um desfecho raro entre os seres mitológicos."
Assim como a escultura ganhou vida, as bailarinas deram vida a cada narrativa de amor em suas coreografias, envolvendo o palco em um espaço para a celebração desse sentimento tão poderoso e universal, o AMOR.
By: Karine Pereira Assal | Fábrica da Dança
.png)



Comentários